sexta-feira, 3 de agosto de 2012

DANÇAS MILENARES

"Em diferentes civilizações primitivas, a dança apresenta caráter espiritual, litúrgico e de diversão.
A dança no Egito apresentava no principio características sagradas e, posteriormente, possuía características de diversão (BERTONI, 1992, p. 22).
Na Mesopotâmia, a dança estava inserida na essência ideológica , cultural, politica e cotidiana. Bertoni cita pensamento de Platão, dizendo: '...a dança é um dom dos deuses. Ela deve ser consagrada aos deuses que a criaram'. E ainda a afirmação de Heráclito: 'O mundo é fogo eternamente vivo, que acende e se apaga em ritmo certo' (BERTONI, 1992, p. 38).
A dança dionisiana, que era realizada e oferecida ao deus Dionísio, durante o ato de pisar uvas, é a mais antiga das danças gregas e deu origem ao teatro, no momento em que começou a ser assistida por um público que se posicionava em forma de teatro de arena, para assistir ao ritual. Tal dança foi convertida posteriormente em dança litúrgica no calendário grego (SILVA, 2004, p. 188)."

(Luciana Pinheiro Torres em  "A Dança no Culto")


Hebreus 






Os Hebreus não podiam, por conta de sua religião, idolatrar a nenhum ser vivo e por este motivo, eles não representavam personagens e nem animais em seus cultos. Por este motivo suas danças eram espontâneas  e  ocorriam no meio das multidões em festas que duravam cerca de uma semana, onde eles tinham a oportunidade de extravasar suas emoções. O povo Hebreu expressava sua gratidão ao seu Deus dançando pelas ruas, principalmente em rodas e fileiras e por meio de danças giratórias. A Bíblia é o principal registro que temos da dança deste povo, onde podemos encontrar diversas citações sobre dança. Exemplos:


Danças em fileiras:
  • Êxodo 15 - A profetiza Mìriam, irmã de Moisés, tocando um tamborim, dirige um coro de mulheres que dançam celebrando a passagem pelo mar vermelho;
  • Juízes 11 - 34 - A filha de Jefté sai dançando ao seu encontro ao som de tamborins;
  • I Samuel 18 - 6 e 7 - As mulheres saem pelas ruas dançando em celebração à vitória de Davi sobre os filisteus;
Danças em rodas:
  • Êxodo 32 - Ao descer do monte Sinai, Moisés encontra o povo dançando em volta do bezerro de ouro;
  • Juízes 21 - 19 à 23 - As jovens de Siló dançam em roda nos vinhedos e os homens de Benjamin vão até lá raptá-las.
A dança de Davi:
  • Outra dança muito importante citada pela Bíblia é a comemoração de Davi em virtude do retorno da arca da aliança para Jerusalém. Davi vestia apenas um colete sacerdotal de linho, o que para a época, era um escândalo por estar "quase nu" e diz a bíblia que ele "dançava com todas as forças perante o Senhor" o que deve significar uma intensidade fora do comum em sua dança.





*Em breve, leia aqui: Danças no antigo Egito, na Índia e na Grécia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário