sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Danças Primitivas

A dança acompanha o homem desde os povos primitivos. Uma prova disso são os registros de dança nas artes rupestres encontradas nos sítios arqueológicos espalhados pelo mundo.
Nas eras Paleolítica e Mesolítica (9000 e 8000 a.C) a dança estava diretamente relacionada à sobrevivência. A dança ocorria em rituais com o intuito de impedir eventos naturais que poderiam prejudicar as colheitas, caça e pesca. Em cavernas onde encontram-se as artes rupestres há muitos desenhos de pessoas em roda, dançando em volta de animais, correndo e saltando imitando o movimento desses animais.


No período Neolítico (6500 a.C), o homem deixa de ser nômade e fixa residência em um local determinado. Por este motivo os rituais e oferendas em forma de dança passam a ter um sentido de gratidão e de festejar a terra e o preparo para o plantio, celebrando a colheita e a fertilidade do rebanho.





9 comentários:

  1. Muito legal, parabéns Vanessa. Quando a gente pega gosto pela coisa é uma delícia. (risos).
    Vou te ajudando sim. Se você ir olhando os meus blogs e ver o que você vai querer incluir no seu é só me falar. Ok.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Vanessa!!! Aproveitem o blog crianças e adultos, vale muito a pena entender essa fantástica manifestação humana que é a dança!!!

    ResponderExcluir
  3. porra..pra que fazer essa bosta em vermelho...ficou horrivel por causa dessa cor vermelha..caralho procurem melhorar...e uma diva que eu dou e colocar o plano de fundo branco mesmo...pq assim ficou uma bosta e nao deu p fazer o trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida! Trabalho não deve ser ctrl C ctrl V se sua professora não te ensinou isso, aprenda agora! Senão... você poderia pedir pra ela dar sua nota pra mim! Essa geração realmente está muito mau acostumada!!! Infelizmente... bons tempos os que a gente só tinha a barsa pra pesquisar e ainda assim se o texto viesse muito igual a professora zerava o trabalho!

      Excluir
  4. Querida! Trabalho não deve ser ctrl C ctrl V se sua professora não te ensinou isso, aprenda agora! Senão... você poderia pedir pra ela dar sua nota pra mim! Essa geração realmente está muito mau acostumada!!! Infelizmente... bons tempos os que a gente só tinha a barsa pra pesquisar e ainda assim se o texto viesse muito igual a professora zerava o trabalho!

    ResponderExcluir