sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Danças Primitivas

A dança acompanha o homem desde os povos primitivos. Uma prova disso são os registros de dança nas artes rupestres encontradas nos sítios arqueológicos espalhados pelo mundo.
Nas eras Paleolítica e Mesolítica (9000 e 8000 a.C) a dança estava diretamente relacionada à sobrevivência. A dança ocorria em rituais com o intuito de impedir eventos naturais que poderiam prejudicar as colheitas, caça e pesca. Em cavernas onde encontram-se as artes rupestres há muitos desenhos de pessoas em roda, dançando em volta de animais, correndo e saltando imitando o movimento desses animais.


No período Neolítico (6500 a.C), o homem deixa de ser nômade e fixa residência em um local determinado. Por este motivo os rituais e oferendas em forma de dança passam a ter um sentido de gratidão e de festejar a terra e o preparo para o plantio, celebrando a colheita e a fertilidade do rebanho.





21 comentários:

  1. Muito legal, parabéns Vanessa. Quando a gente pega gosto pela coisa é uma delícia. (risos).
    Vou te ajudando sim. Se você ir olhando os meus blogs e ver o que você vai querer incluir no seu é só me falar. Ok.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Vanessa!!! Aproveitem o blog crianças e adultos, vale muito a pena entender essa fantástica manifestação humana que é a dança!!!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Paleolitca e Mesolitica 8.000-9.000 a.C Nessas eras, a dança estara diretamente relacionada a sobrevivencia, no sentido de que os homens, vivendo em tribos isoladas e se alimentando de caça e pesca e de vegetais e frutos colhidos da natureza, criavam rituais em forma de dança que impediriam eventos naturais de prejudicar essas atividades. Em cavernas como as da Serra da Capivara, no Piauí do nordeste brasileiro, Fulton's Rock, na África do Sul, Altamira, na Espanha e Lascaux, na França podemos conhecer muitos desenhos dessas eras. Eles representam cenas de pessoas em roda, dançando em volta dos animais e vestidas com suas peles; são figuras correndo e saltando, imitando as posturas e movimento desses animais. 6.500 a.C Neolítico Nesse periodo o homem deixa de ser nomade e adquire lar fixo, pois planta e tem rebanhos, a dança vem por meio de agradecimento pela produtividade e fertilidade. Faço Educação Física é necessario saber sobre a história e origem da dança. Espero te ajudado.:*

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada querida!!! Toda contribuição e troca aqui é bem vinda!!! ��

    ResponderExcluir
  6. nao deu pra entender nada! que merda de site

    ResponderExcluir
  7. Estou vendo as pessoas falando mal mas eu achei bom, daria para ser mais completo mas não deixou a desejar nada além disso

    ResponderExcluir