sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Danças Primitivas

A dança acompanha o homem desde os povos primitivos. Uma prova disso são os registros de dança nas artes rupestres encontradas nos sítios arqueológicos espalhados pelo mundo.
Nas eras Paleolítica e Mesolítica (9000 e 8000 a.C) a dança estava diretamente relacionada à sobrevivência. A dança ocorria em rituais com o intuito de impedir eventos naturais que poderiam prejudicar as colheitas, caça e pesca. Em cavernas onde encontram-se as artes rupestres há muitos desenhos de pessoas em roda, dançando em volta de animais, correndo e saltando imitando o movimento desses animais.


No período Neolítico (6500 a.C), o homem deixa de ser nômade e fixa residência em um local determinado. Por este motivo os rituais e oferendas em forma de dança passam a ter um sentido de gratidão e de festejar a terra e o preparo para o plantio, celebrando a colheita e a fertilidade do rebanho.





2 comentários:

  1. Muito legal, parabéns Vanessa. Quando a gente pega gosto pela coisa é uma delícia. (risos).
    Vou te ajudando sim. Se você ir olhando os meus blogs e ver o que você vai querer incluir no seu é só me falar. Ok.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Vanessa!!! Aproveitem o blog crianças e adultos, vale muito a pena entender essa fantástica manifestação humana que é a dança!!!

    ResponderExcluir